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O twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets").
Quando surgiu, o twitter servia basicamente para que as pessoas dissessem o que estavam fazendo naquele exato momento, como o que comiam, se iriam sair, etc. Mas com o passar do tempo, sua função foi se modificando, e está se transformando em uma verdadeira rede de informações ultrarrápidas, capaz de bater até grandes agências de notícias no quesito rapidez em dar o furo jornalístico.
Um bom exemplo dessa velocidade informativa foi o caso das eleições no Irã em 2009. Como a imprensa havia sido barrada, os protestos contra o presidente reeleito Mahmoud Ahmadinejad foram divlgados pelo 'tuiteiros' de plantão. A rede americana CNN demorou mais de 3 dias para dar as informações que eram retweetadas pelos iranianos, que organizavam as passeatas. Mas aí vem a grande diferença e um trunfo que o twitter ainda não dispõe: credibilidade.
A intenção dos usuários da rede é compartilhar imformações rapidamente, porém muitas vezes sequer checam as informações. O jornalismo convencional precisa de uma fonte segura e vai atrás das evidências, checa dados, pesquisa, recheca os dados para só depois poder escrever sua matéria, que ainda passa pelo crivo do editor. Por se tratar de um processo relativamente mais longo, o twitter consegue chegar em primeiro, mas perde na falta de credibilidade.
O jornalismo e o twitter tem suas particularidades, mas podem conviver pacificamente e até auxiliando um ao outro, no processo de buscar uma melhor forma de comunicar as pessoas aliando a praticidade e rapidez com a apuração e a credibilidade.
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