18 de junho de 2010

Cidades Perdidas

Ligado sempre a nossa imaginação, sempre vimos filmes, livros e principalmente muitas histórias sobre cidades lendárias que simplesmente sumiram do mapa por diversos motivos. Olhando site habituais me deparei com uma notícia no portal da ig que falava sobre a verdadeira causa da destruição da cidade de Pompeia, Itália. A partir daí resolvi buscar algumas outras cidades e civilizações que se perderam ao longo da história e que os historiadores tem trabalho para encontrar.

Pompeia
Uma típica cidade romana que por volta do ano de 79 foi destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio. Acreditava-se que os moradores da cidade haviam sido sufocados por gases e a cidade tinha sido totalmente coberta pelas larvas do vulcão. Mas pesquisas recentes feitas por cientistas italianos descobriram que os habitantes de Pompeia morreram instantaneamente por uma grande onde de alta temperatura. Os corpos encontrados apresentavam microfraturas nos ossos, mudança de cor e em processo de cristalização, característico dos efeitos de altas temperaturas.
Pompeia foi redescoberta no século XVIII por um agricultor que durante o trabalho visualizou o muro da cidade. Após a descoberta começou-se a escavação feita por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos, teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados. Os arqueólogos acharam também objetos e afrescos que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano. Porém, o que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos petrificados, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas. Atualmente, as ruínas do sitio arqueológico de Pompeia são visitadas por milhares de turistas do mundo todo.

Astecas

Os astecas foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México.
Em nome da Igreja Católica e da Monarquia do Velho Mundo, o conquistador espanhol Hernán Cortés e seus soldados, chegaram em 1519 no México, conquistaram e destruíram a civilização Asteca, erguendo sobre as ruínas do templo de seu deus mais importante, uma catedral cristã. A prisão do imperador Montezuma e sua submissão direta a Hernán Cortés.
Por incrível que possa parecer, a civilização asteca simplesmente desapareceu. Várias são as hipóteses para sua "fuga". Uma delas alega que o massacre dos astecas teria impelido os membros da civilização a debandarem para a Floresta da América Central. Outra hipótese, coadunada por ufólogos e fanáticos em discos voadores, afirma que os astecas eram seres extraterrestres ou produtos híbridos, que teriam retornado aos seus planetas de origem, assim que a missão tivesse sido concretizada. Poucos indícios revelam o paradeiro desse povo misterioso. Entretanto, por volta de 1988 uma equipe de reportagem de uma TV de El Salvador encontrou um achado um tanto desconcertante. Incrustadas na parede de um templo estavam escritas, em náuatle (língua tradiocional dos astecas), as palavras: "Nós voltaremos no dia 24 de dezembro de 2010".

Atlântida
Existem muitas, muitas, muitas teorias sobre a verdadeira localização de Atlântida. A mais conhecida lenda de Atlântida é a de Platão, que escreveu sobre a bela, tecnologicamente avançada ilha-continente, em 370 a.C, mas a descrição que o filósofo fez de sua localização foi limitada e vaga. Muitos, é claro, concluíram que Atlântida nunca existiu. Aqueles que acreditam na sua existência têm procurado por evidências ou ao menos pistas em praticamente todo canto do mundo. As famosas profecias de Edgar Cayce dizem que remanescentes de Atlântida seriam encontrados perto de Bermuda, e em 1969 formações geométricas de pedras foram encontradas próximas a Bimini (também conhecida como “Estrada de Bimini”) o que os crentes dizem confirmar as predições de Cayce. Outros locais propostos para a localização de Atlântida incluem: Antártida, México, ao largo da costa da Inglaterra, possivelmente até ao largo da costa de Cuba.

11 de junho de 2010

Novo layout!

Passei por aqui hoje só pra dar uma olhadinha e acabei descobrindo que o blogger agora tá com muitas novidades pra mudar o design do blog! Não pensei duas vezes e fui trocar as bolinhas "apagadas" por algo um pouco mais arrojado. Acredito que esteja mais alegrinho, vou manter esse até ter a coragem de aprender a personalizar de verdade. No mais, é isso. Prometo vir mais por aqui a partir de agora, colocando coisas decentes. Ou não.
Beijos,
Prisciℓa.